Os efeitos do aperfeiçoamento de saídas e viradas na natação de alto rendimento
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1982Palavras-chave:
alto rendimento, natação, saídas, viradasResumo
O desempenho na Natação é determinado por vários fatores, dentre eles as habilidades técnicas, que são de suma importância para o desenvolvimento do nado principalmente no que diz respeito ao ganho de tempo. O presente estudo objetivou a discussão de aspectos associados à importância do aprimoramento das técnicas de saídas e viradas na Natação. Para tal, o mesmo investigou as técnicas específicas de saídas e viradas, bem como as suas particularidades. Além disso, verificou-se conceitos e abordagens gerais acerca do treino desportivo e a importância do aprimoramento da técnica de saídas e viradas na Natação. Esta pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, foi desenvolvida a partir da discussão de diversos autores que já abordaram o tema em questão, dentre eles Lima (2009), Machado (2004) e Maglischo (2003). A saída e a virada executadas de maneira correta e eficaz, visando o melhor aproveitamento do movimento e melhor economia de energia, atuam de forma direta no ganho de tempo, favorecendo o desempenho dos atletas de alto rendimento. Por vezes, técnicos e atletas negligenciam tal gesto por considerarem como fases do nado apenas o período em que o atleta esta executando o nado propriamente dito, ignorando portanto, a importância de uma sessão de treinamento específica para o aprimoramento de tais técnicas. Alguns técnicos ainda afirmam que o treinamento de saídas e viradas se dá justamente durante o treino aonde o atleta executa as viradas constantemente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.