Levantamento epidemiológico dos casos de coqueluche ocorridos no eixo Via Dutra - São José dos Campos - Volta Redonda nos anos de 2011 e 2012
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1940Palavras-chave:
coqueluche, reemergência, via DutraResumo
A coqueluche foi considerada, durante muito tempo, uma patologia praticamente erradicada, uma vez que, com a implantação, na década de 1970, do programa de imunização, raríssimos foram os casos ocorridos dessa patologia. Todavia, nos últimos anos, o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) registrou inúmeros casos novos da doença demonstrando uma grande reemergência dessa patologia. Tendo em vista a ocorrência de alguns casos de coqueluche no eixo Via Dutra – São José dos Campos – Volta Redonda, o presente trabalho em como objetivo promover um levantamento epidemiológico desses casos nos anos de 2011 e 2012 por meio de dados fornecidos pelos Centros de Vigilância Epidemiológica dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Dados esses, que são obtidos por esses centros através dos formulários de notificação compulsória preenchidos pelos funcionários dos estabelecimentos de saúde das cidades envolvidas no projeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.