Instabilidade crônica de joelho esquerdo - relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1929Palavras-chave:
instabilidade crônica, videoartroscopia, ligamento cruzado anterior, meniscoResumo
O ligamento cruzado anterior (LCA) atua como estabilizador mecânico ao restringir a anteriorização e a rotação da tíbia em relação ao fêmur. As lesões do LCA estão cada vez mais frequentes e em grande parte estão associadas à prática esportiva, principalmente quando envolve movimentos de desaceleração brusca. Associada a esta lesão, é muito comum a lesão dos meniscos, que pode ocorrer agudamente decorrente do trauma ou cronicamente devido à instabilidade ocasionada pela lesão do LCA. O objetivo do estudo foi relatar um caso de instabilidade crônica de joelho esquerdo por lesão de ligamento cruzado anterior e meniscos medial e lateral operado no Hospital São João Batista (HSJB)– Volta Redonda (RJ). Paciente do sexo masculino, 26 anos, natural de Volta Redonda, cor branca, atendente, foi internado no HSJB para cirurgia já com o diagnóstico de lesão do ligamento cruzado anterior e os meniscos medial e lateral do joelho esquerdo devido queda há dois anos em um jogo de futebol. O exame físico osteomuscular apresentou dor e instabilidade de joelho esquerdo, Teste de Lachmann positivo, teste da gaveta anterior positivo. RNM de joelho esquerdo: mínimo derrame articular, ruptura complexa em aspecto “alça de balde” de menisco interno, ruptura complexa do menisco externo, indefinição de fibras do ligamento cruzado anterior indicando ruptura. O paciente foi submetido a uma videoartroscopia de joelho esquerdo, com menicectomia parcial medial e lateral e regularização com lâmina de Shaver. Os túneis ósseos femural e tibial foram confeccionados para colocação do enxerto a fim de reconstruir o LCA. Verificada a estabilidade articular e boa perfusão distal. Paciente liberado acordado e estável com a orientação de utilizar muletas durante três semanas. A conduta adotada neste paciente mostrou ser bastante efetiva, com boa resposta clínica e sem complicações pós-operatórias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.