Informação em saúde no bairro
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1926Palavras-chave:
sistema de informação, Ministério da Saúde, equidadeResumo
O Ministério da Saúde (MS) foi intitulado pela Constituição de 1988 como gestor federal do Sistema Único de Saúde (SUS), com o papel de informar e fornecer conhecimento em saúde para a sociedade; além de gerar promoção, proteção e recuperação da saúde, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias, melhorando a vigilância à saúde e dando qualidade de vida ao brasileiro.
O Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 1.958 de 2004, com o objetivo de gerar acesso ao intercâmbio e à visibilidade da informação em saúde, assegurou o registro da produção editorial em bases de dados próprias e especializadas, estimulou a sua participação em periódicos informativos, técnicos e científicos e fortaleceu as parcerias com organismos nacionais e internacionais.
A divulgação desses dados emitidos pelo MS é importante para promover a equidade de acesso e a inclusão social, através de parcerias com as universidades, os centros de ensino e as entidades de atenção aos portadores de necessidades especiais. Esses dados são transmitidos por meio de todos os materiais educativos, informativos, técnicos e científicos produzidos e veiculados em diferentes suportes e mídias no contexto das ações, das atividades, dos serviços, dos programas e das políticas públicas do setor Saúde. O maior desafio enfrentado é garantir o direito do cidadão ao atendimento e a informação à saúde e prover condições para que esse direito esteja ao alcance da população, independente da condição social de cada um. Todavia muitas vezes esse objetivo não é alcançado, para isso faz-se necessário a colaboração de voluntários trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde para preencher as possíveis lacunas deixadas pelo sistema de informação.
Visando compensar essa falha, nós, alunas do VI Módulo do Curso de Ciências Médicas da UniFOA, em Conjunto com as Equipes de Saúde das Unidades e as Escolas, nos propomos a adentrar em comunidades carentes do município de Volta Redonda, levando informação em saúde para população ali residente, e garantindo assim a equidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.