Humanização por meio da música: um recurso terapêutico no cuidado da criança hospitalizada
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1908Palavras-chave:
criança hospitalizada, gestão hospitalar humanizada, musicoterapiaResumo
Este estudo trata da música como recurso terapêutico no cuidado de crianças no ambiente hospitalar. Entende-se a música como uma prática cultural e humana, constituindo-se numa experiência de caráter universal, que permite seu compartilhamento, não apenas como arte, educacional, mas também como terapia. O objetivo geral é contribuir para o processo de gestão hospitalar na linha de humanização, preconizada pelo SUS; como objetivos específicos: propor a adoção da música enquanto estratégia de cuidar; sensibilizar profissionais de saúde para o entendimento da música enquanto forma de enfrentamento de ansiedade, medo e stress por parte de crianças hospitalizadas. Este recurso mostrou-se como um método lúdico, prazeroso e agradável que pode ser utilizado no tratamento eficaz dessas crianças, na intenção de estimular sua memória afetiva. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Lilacs, Medline e Bireme, no período compreendido entre os anos de 2005 e 2012, no sentido de referendar a musicoterapia como fator de minimização de tensões, dores, ansiedades e medos causados pela internação ou até mesmo como elemento de favorecimento de cura de alguns tipos de enfermidades. Espera-se contribuir para o ensino de profissionais que atuam na área de saúde, assim como na sua prática, acentuando a atenção e o cuidado humanizado e na pesquisa de gestão hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.