A psicanálise como ferramenta no complexo cenário do atendimento médico frente a criança portadora de paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n25.190Palavras-chave:
paralisia cerebral, relação, transferência, contratransferênciaResumo
Este artigo se propõe a discutir a utilização deconceitos da psicanálise como ferramenta nocomplexo cenário do atendimento médico frente àcriança portadora de paralisia cerebral (PC). Constituisede uma revisão de literatura que busca tratar datríade pais-paciente-médico e das emoções e papéisque atravessam essas relações. A teoria e a práticase aglutinam como instrumento potencializador daintervenção clínica e preventiva do cuidado com essascrianças. A discussão do diagnóstico com a família, oquestionamento aos estigmas sociais, a necessidadede se trabalhar sentimentos ocultos, auxiliando noprocesso de aceitação e ultrapassando a etapa danegação, são momentos em que a intervenção domédico pode simbolizar uma melhor adesão aotratamento e melhor qualidade de vida para essacriança. A transferência e a contratransferênciaganham um papel estruturante nessa relação quese constrói na tríade, promovendo comportamentosfacilitadores ou prejudiciais ao tratamento.
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