Fisiopatologia da insuficiência cardíaca
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1854Palavras-chave:
insuficiência cardíaca, fisiopatologia, alterações sistêmicasResumo
A insuficiência cardíaca (IC) é uma complexa síndrome clínica em que, em termos gerais, o coração se torna insuficiente para efetuar o adequado bombeamento sanguíneo para o corpo. A IC é uma afecção muito limitante que afeta intensamente a qualidade de vida dos pacientes devido a seus sinais (edema e estertores) e sintomas (dispnéia e fadiga), além de causar diminuição da expectativa de vida dos portadores. Apesar dos progressos na prevenção e tratamento da doença, a IC vem apresentando aumento progressivo em sua incidência e prevalência, sendo que, atualmente, é uma das principais causas de morbimortalidade em todo o mundo. Na atualidade, classifica-se a IC em dois grupos: 1) IC com diminuição da fração de ejeção (FE) ou Insuficiência Sistólica; 2) IC com FE preservada ou Insuficiência Diastólica. A IC afeta mais de 20 milhões de pessoas em todo mundo sendo que sua prevalência aumenta de acordo com o aumento da idade. Em relação à fisiopatologia da IC, objetivo primo deste trabalho, é importante salientar que a função diastólica normal permite que o coração tenha um enchimento adequado tanto em repouso quanto no esforço, sem ocorrer aumento das pressões diastólicas. Contudo, no quadro clínico correspondente à IC, os pacientes apresentam, entre outros sintomas, alterações no relaxamento cardíaco, hipertrofia miocárdica e remodelamento ventricular; defeitos-chave que alteram a rigidez do ventrículo e as pressões de enchimento. Essas alterações que ocorrem no coração, com o decorrer do tempo, podem levar a alterações sistêmicas devido à precária perfusão tecidual que faz com que as células sejam privadas dos nutrientes necessários ao seu funcionamento normal. Sendo assim, sabendo da suma importância do conhecimento sobre a IC para a melhora na qualidade de vida dos pacientes acometidos, este trabalho tem por objetivo revisar a produção literária a respeito da fisiopatologia da IC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.