Deficiência cognitiva não impede atividade física em idosos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1833Palavras-chave:
idoso, atividade física, deficiencia cognitivaResumo
É queixa comum de familiar de paciente idoso, portador de deficiência cognitiva relacionada ao envelhecimento de que ele não tem condição de praticar atividade física. Para verificar esta ideia comum à população atendida na Policlínica André Bianco, foram entrevistados 36 idosos, segundo um protocolo submetido e aprovado pelo Comitê de Ética do Unifoa. Os idosos ou seus representantes, após assinarem termo de consentimento, responderam a dois questionários: o primeiro indagando da prática de atividade física. O segundo avaliando a sua atividade cognitiva, através do teste denominado de minimental, já validado por inúmeros pesquisadores internacionais e nacionais. Os resultados analisados demonstram que não há diferença significativa entre os participantes de atividade física que estão em seu pleno domínio mental (66,7% dos mentalmente saudáveis) e os praticantes de atividade que apresentam deficiência cognitiva (57,1%). O estudo demonstra que as deficiências cognitivas moderadas não constituem fator limitante à prática de exercício, que é tão importante para a manutenção das funções vitais orgânicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.