Avaliação do estado nutricional de crianças matriculadas em uma creche municipal da cidade de Volta Redonda-RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1800Palavras-chave:
estado nutricional, crianças, IMCResumo
Sobrepeso e obesidade são distúrbios crônicos, com prevalência crescente em crianças, o que torna este quadro um dos maiores problemas de Saúde Pública. O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional de crianças matriculadas em uma creche municipal da cidade de Volta Redonda, interior do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas avaliações de peso e estatura, e realizado o cálculo do índice de massa corporal (IMC) em 98 crianças, sendo os valores do IMC comparados com os pontos de corte propostos pelo Ministério da Saúde - SISVAN. A média de idade das crianças foi de 2,8 anos (+ 0,84), com as idades variando entre 1 ano e 5 meses e 4 anos e 4 meses. A maioria das crianças (51,1%) era do sexo masculino, com média de peso de 14,8 kg (+ 2,55), estatura de 0,94 cm (+ 0,07) e IMC de 16,7 kg/m² (+ 1,92). Com relação ao estado nutricional, a maioria dos alunos encontra-se em eutrofia (55%), seguidos de sobrepeso (29%) e obesidade (16%). Conclui-se que apesar da maioria encontrar-se em estado de eutrofia, existe uma grande proporção de crianças com sobrepeso e obesidade, e geralmente os responsáveis por estas crianças não estão atentos para a gravidade do quadro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.