Atendimento à parada cardiorrespiratória: conhecimento da equipe multiprofissional
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1792Palavras-chave:
PCR, RCP e equipe multiprofisionalResumo
A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção dos batimentos cardíacos e da respiração. Diante deste quadro clínico, faz-se necessário a realização de um atendimento eficaz, priorizando a vida reestabelecendo as funções fisiológicas. A identificação e a constatação rápida de uma parada aumentam a chance da reanimação cardiopulmonar (RCP). A solicitação por ajuda e o início de suporte básico de vida (SBV) devem ser sincronizados e eficazes. Em função disto, a equipe deverá obter conhecimentos para agir de forma correta. Entendemos que o conhecimento do protocolo de atendimento possa garantir uma boa e eficaz atuação da equipe multiprofissional durante a PCR. Sendo assim, a equipe deve conhecer e fazer uso de um arsenal mínimo de conhecimentos, visando aperfeiçoar a execução dos procedimentos emergenciais como: compressões torácicas, desfibrilação e ventilação pulmonar. Este estudo tem como objetivo identificar e descrever como deve ocorrer o atendimento em uma PCR conforme as diretrizes do atendimento básico do Guideline. O objetivo é conhecer as dificuldades que se apresentam neste evento. A tomada de decisão faz parte de um processo que envolve conhecimento técnico científico, experiências profissionais e fatores psicológicos. Portanto, é fundamental a atualização da equipe diante do protocolo de atendimento a vítima de PCR. A abordagem metodológica proposta neste estudo é de revisão integrativa através de buscas nos bancos de dados SCIELO (Scientific Electronic Librery Online) e GuideLine (American Heart Association 2010).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.