Antibióticoterapia para o tratamento da endocardite infecciosa bacteriana
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1784Palavras-chave:
endocardite, bacteremia, antibioticoterapiaResumo
Endocardite infecciosa é a inflamação das estruturas internas do coração em consequência da ação de diversos microorganismos, geralmente bactérias e fungos. A infecção acomete as válvulas cardíacas, contudo ela também pode ocorrer em uma anormalidade como no endocárdio da comunicação interventricular (CIV) ou interatrial (CIA), nas cordoalhas tendíneas ou ainda no endocárdio mural. Forma-se quando uma bactéria circulante na corrente sanguínea se aloja em uma dessas estruturas. A bacteremia é o evento mais importante e essencial para o surgimento da endocardite. Existem alguns fatores que aumentam o risco para que a doença aconteça: administração de drogas intravenosas ou acesso venoso central prolongado, pacientes com próteses valvulares artificiais. As endocardites infecciosas causadas pela bactéria Staphylococcus aureus são mais graves e mais agudas, enquanto que as causadas pela família das bactérias Streptococcus e Enterococos são mais subagudas. Apesar de alguns diagnósticos e terapias avançadas, a endocardite ainda está relacionada a um elevado risco de morbidade e mortalidade no mundo. Com a progressão da doença, sinais de insuficiência cardíaca podem ocorrer pela disfunção das válvulas, sendo esta a principal causa de morte. Pode ocorrer também a formação de abscesso miocárdico com posterior ruptura e pericardite. Pacientes acometidos por essa doença são submetidos ao tratamento intravenoso de antibióticos bactericidas. Desta maneira, neste projeto de artigo pretendemos abordar causas, sintomas, diagnóstico e principalmente a antibioticoterapia para o combate deste grave doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.