A abordagem do tema morte em cursos de enfermagem, do nível técnico à graduação
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1759Palavras-chave:
morte, enfermagem, tanatologiaResumo
A morte constitui um dos maiores enigmas da existência humana, tendo demandado esforços para sua compreensão ao longo da história do pensamento ocidental. Considerada a mais universal das experiências, sendo que sua representação varia entre as culturas. Sabendo que a morte e o morrer são constitutivos da vida, certamente, carecem de maiores estudos no que se refere ao processo de formação do enfermeiro, uma vez que ele, em sua prática profissional, irá cuidar da pessoa na vida, na iminência de morte e na morte. A partir da experiência em enfermagem, da vivência de dificuldades apresentadas por diversos profissionais da saúde, em particular técnicos e enfermeiros, e de um trabalho de conclusão de curso de enfermagem sobre a temática, surgiu a necessidade de abordar como o tema morte se apresenta na formação do enfermeiro e do técnico de enfermagem. O presente estudo tem por objetivo realizar levantamentos bibliográficos em literaturas específicas, avaliando questões que envolvam abordagens relacionadas ao tema, buscando subsídios para construir um Curso de Extensão para graduandos em enfermagem. Para isso, está sendo feita a identificação de disciplinas que abordam o conceito de morte, nos cursos, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema. Este trabalho justifica-se pela observação da falta de preparo psicológico dos profissionais de enfermagem, em vivenciar o processo da terminalidade. Considerando que um Curso de Extensão é um recurso a mais no processo ensino-aprendizado, e que pode abordar de maneira mais direta e específica o cuidado com o paciente terminal, julgamos ser pertinente sua proposta, que é parte de uma dissertação de mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.