Uma nova espécie Troglóbia da família Cirolanidae (Crustacea: Isopoda: Flabellifera) para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1756Palavras-chave:
Rio Grande do Norte, caverna, Gruta dos Troglóbios, fauna estigóbia, taxonomiaResumo
A família Cirolanidae está composta por 61 gêneros, destes, 11 gêneros, incluem espécies estigóbias de água doce ou salobra distribuídas em áreas que compõem a Província Caribenha (Atlântico ocidental). Coletas realizadas em gruta no município de Felipe Guerra, Rio Grande do Norte, revelaram uma morfo-espécie anoftalma, totalmente despigmentada e precariamente volvacional, representando o primeiro registro para o Brasil de uma espécie troglóbia de água doce da família Cirolanidae. Os exemplares dessa espécie troglóbia foram coletados nos meses de abril e setembro de 2007, por R. F. Lopes (UFLA), utilizando redes de captura, na Gruta dos Troglóbios no município de Felipe Guerra, RN. Os espécimes serão dissecados sob microscópio estereoscópio e montado em lâminas de gelatina de glicerina. As ilustrações serão realizadas com o auxílio de um microscópio óptico com câmara clara e então digitalizadas por meio do Software CorelDraw X5, com o uso de uma mesa digitalizadora Wacon Intuos 4. Para a identificação do gênero desta morfo-espécie, serão consideradas as diagnoses e autapomorfias dos 11 gêneros citados acima, considerando-se a possibilidade de representar um gênero novo. O objetivo será realizar um estudo taxonômico sobre uma espécie de Crustacea Isopoda da família Cirolanidae, ainda desconhecida para a ciência, Ampliando o conhecimento sobre a biodiversidade de água doce e cavernícola brasileira, em especial os Isopoda Cirolanidae.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.