O papel das coleções zoológicas como ferramenta didática no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1752Palavras-chave:
ensino de biologia, ensino de zoologia, estratégias de ensino, coleções zoológicas, coleções didáticasResumo
Este trabalho de iniciação científica fala de coleções zoológicas como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem em nível de graduação, no curso de Ciências Biológicas. Diferentes estratégias metodológicas são necessárias e utilizadas para o ensino da biologia e da zoologia, lançando-se mão da utilização de espaços formais e/ ou informais. Relata-se aqui a experiência de atualização e curadoria de uma coleção didática de zoologia, em moldes similares aos de uma coleção científica. O estudo teve por objetivo apresentar a linha de trabalho que vem sendo empregada no Laboratório de Zoologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em relação às aulas práticas de zoologia do curso de graduação em Ciências Biológicas. O projeto foi desenvolvido com a utilização de livros e chaves de identificação específicas para cadagrupo taxonômico. O projeto promoveu uma atualização qualitativa e quantitativa da coleção didática, tornando mais fácil e ágil ao professores que ali ministram disciplinas de localizar os lotes e espécimes desejados, seguindo critérios de classificação zoológica. Todos os exemplares encontram-se devidamente agrupados em prateleiras, dentro de vidros padronizados, variando apenas no tamanho, com etiquetas de papel vegetal, escritas com caneta nanquim, e conservados em etanol 70%. Todos os espécimes da coleção foram catalogados em uma base de dados eletrônica, editada em Excel, agrupados em lotes, seguindo critérios de classificação zoológica. Os lotes, por sua vez, foram agrupados de acordo com seus dados de coleta (p. ex. dados abióticos). A coleção zoológica do UniFOA contava inicialmente com cerca de 130 lotes, todos em via úmida. Atualmente a mesma coleção conta com mais de 170 lotes e aproximadamente 2.500 espécimes, conservados em via úmida ou seca. Cerca de 60% dos lotes são de espécies do filo Arthropoda, 9% do filo Chordata e 31% dos demais filos. Esses percentuais se aproximam da diversidade de espécies agrupadas nos filos do Reino Animal, mostrando que a maioria do grandes grupos taxonômicos estão representados nessa coleção didática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.