Morfometria de larvas de Diptera (Simuliidae) como ferramenta de monitoramento biológico
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1751Palavras-chave:
simulídeos, bioindicadores, qualidade da água.Resumo
Os borrachudos (Diptera: Simuliidae) compreendem cerca de 1800 espécies nomeadas pela literatura. Trata-se de uma família de insetos cujo ciclo é caracterizado por quatro estágios (ovo, larva, pupa e adulto), sendo que os três primeiros estão restritos a ambientes lóticos que variam desde pequenos córregos a grandes rios caudalosos. Eles apresentam ampla distribuição geográfica, que se estende desde os trópicos aos círculos polares ártico e antártico. Entretanto, os simulídeos ficam restritos a áreas nas quais as condições lóticas apropriadas proporcionam habitat para o desenvolvimento de seus imaturos. Altas densidades em populações naturais de simulídeos podem ser associadas ao aumento da concentração de matéria orgânica nos rios e ao aporte de dejetos domésticos, agrícolas e industriais, o que faz destes organismos bons indicadores de qualidade ambiental em sistemas lóticos. A presença de matéria orgânica na água e a ausência ou redução nas abundâncias de predadores, tanto pela própria presença de dejetos como pelo uso indevido dos defensivos agrícolas e desmatamento completam um quadro de desequilíbrio ambiental, propiciando, desta forma, condições ideais para uma explosão de crescimento populacional das larvas de simulídeos e potencializando seu uso como indicadores biológicos. Desta forma, o aumento da concentração de matéria orgânica no sistema lótico representa um aumento na disponibilidade de recurso alimentar para a população, o qual segundo a literatura pode refletir no aumento do tamanho do corpo das larvas. Portanto, o presente trabalho buscará relacionar a morfometria dos simulídeos com a qualidade da água em áreas conservadas e não conservadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.