Estudo da fauna parasitária gastrintestinal de Canídeos (Canidae), Cervídeos (Cervidae) e Felídeos (Felidae) mantidos em cativeiro no Zoológico Municipal de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1729Palavras-chave:
Canidae, Cervidae, Felidae, parasitos gastrintestinaisResumo
Entre agosto de 2011 e maio de 2012 foram realizadas coletas de amostras fecais de Canídeos, Cervídeos e Felídeos do Zoológico Municipal de Volta Redonda, Rio de Janeiro, com objetivo de identificar os parasitos gastrintestinais. Foram estudadas as seguintes espécies de hospedeiros: Cerdocyon thous (Cachorro do Mato) (Carnívora: Canidae); Cervus unicolor (Cervo sambar) e Blastocerus dichotomus (Cervo do Pantanal) (Artiodactyla: Cervidae); Panthera onca (Onça pintada – variedade Melâmica), Puma concolor (Onça Parda ou Sussuarana), Leopardus trigrinus (Gato do Mato), Felis pardalis (Jaguatirica), Panthera leo (Leão) e Panthera tigris altaica (Tigre Siberiano) (Carnívora: Felidae). Com auxilio de espátulas de madeira, foi coletada a região superior e central da amostra fecal. O material fecal foi acondicionado em coletores plásticos contendo 15 ml de Solução de Formaldeído (10%; tamponada). Para o exame das larvas de nematoides as amostras foram apenas refrigeradas. Além do exame microscópico, também foi realizado o exame macroscópico das fezes. As amostras de fezes coletadas nos recintos dos animais foram submetidas ao exame parasitológico, foram utilizados os métodos de Hoffmann, Pons e Janer (HPJ); Técnica de Willis (Flutuação em Solução Saturada de Cloreto de Sódio) e o Método de Rugai, Mattos e Brisola (Técnica para o Isolamento de Larvas de Nematóides). Foram analisadas 160 amostras fecais, dentre as quais 75% estão parasitadas, sendo identificada apenas uma espécie de parasito. Não foram encontrados parasitos nos cervídeos. O nematóide Toxocara sp. (Ascaridida: Ascariidae: Toxocarinae) ocorreu nos seguintes hospedeiros: Chrysocyon brachyurus (Canidae), Felis pardalis e Panthera tigris altaica (Felidae).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.