Efeitos estruturais do ambiente sobre as comunidades de formigas de solo e dossel
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1725Palavras-chave:
riqueza de espécies, dossel, soloResumo
As pesquisas sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, área prioritária para conservação, avançaram muito nos últimos anos, entretanto o conhecimento disponível sobre esse bioma ainda é restrito, seja em abrangência geográfica e organismos analisados. Neste sentido, este estudo visou avaliar a composição, riqueza, diversidade e distribuição da fauna de formigas epigéicas (solo) e arborícolas (dossel) na Floresta da Cicuta e no Campus do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Para tanto foram empregadas armadilhas do tipo Pitfall no solo e no dossel. Para correlacionar a fauna encontrada em ambos os estratos e diferentes paisagens uma caracterização estrutural foi realizada, medindo a profundidade da serapilheira, cobertura do solo, altura e número de árvores e arbustos, luminosidade, área basal, temperatura e umidade. Os estratos avaliados (solo e dossel) apresentaram diferenças no que se refere a parâmetros ecológicos como composição, riqueza, diversidade e distribuição. Do mesmo modo os comportamentos de dominância e forrageamento. No total, foram amostrados 26 espécies, sendo quatro no dossel e 13 no solo da Floresta da Cicuta; sete no dossel e 14 no solo do Bosque UniFOA. Distribuídas em quatro subfamílias. Do total de espécies, apenas sete foram comuns aos dois ambientes (Cicuta e Bosque UniFOA). Vale salientar que estes resultados são preliminares e que o padrão de distribuição das espécies nos ambientes tende a ser mais claro com a amostragem no período úmido. No entanto, a fauna de solo é mais rica e heterogênea em relação a fauna encontrada no dossel.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.