Comunidades de Simulídeos (Diptera: Simuliidae) ao longo de um gradiente de altitude no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1716Palavras-chave:
sazonalidade, taxocenoses, SimuliidaeResumo
A família Simuliidae compreende 1750 espécies descritas, das quais a maior parte, quando em sua forma adulta, apresenta hematofagia. Estes insetos estão distribuídos em todos os continentes, e têm importância médica e veterinária como vetores da Oncocercose e da Mansonelose, além de estudos apontarem para uma relação de suas picadas com o desenvolvimento do Pênfigo Foliáceo endêmico. Apesar de sua ampla distribuição, sua ocorrência pode ser restrita localmente pela existência de criadouros com as condições apropriadas para seus imaturos: suas larvas se criam em ambientes lóticos em áreas de correnteza, onde estão presentes em altas densidades e são considerados espécies-chave. Diversos fatores abióticos podem influenciar a composição das taxocenoses de simulídeos, como a temperatura, o pH e a velocidade de correnteza, entre outros, os quais variam ao longo de um gradiente de altitude. Entretanto, a distribuição altitudinal de simulídeos é pouco estudada na literatura, se restringindo a um estudo na Tailândia e outro no Parque Nacional de Itatiaia-RJ. O objetivo do presente estudo é investigar a distribuição espacial e temporal de imaturos de simulídeos em diferentes altitudes o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, de forma a abordar a influência do gradiente de altitude sobre a composição de taxocenoses de simulídeos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.