Avaliação do efeito bifidogênico da banana verde (Musa paradisiaca) sobre o trato gastrointestinal de Rattus norvegicus
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1712Palavras-chave:
Banana verde, Prebiótico, BifidobacteriumResumo
Nos dias de hoje cada vez mais a população busca alimentos que além do seu valor nutricional normal, tenham alguma funcionalidade que favoreça a promoção da saúde de alguma forma. Nesse aspecto, um dos assuntos que vem sendo bem enfatizado são alimentos que tenham uma funcionalidade prebiótica. O presente trabalho visou demonstrar a funcionalidade da banana verde como uma fonte prebiótica, avaliando o seu fator bifidogênico sobre as Bifidobacterium do trato gastrointestinal, assim a banana foi usada para a suplementação na alimentação de Rattus norvegicus, no qual foi avaliado o fator bifidogênico e também a conversão alimentar e o ganho de peso. Foram utilizados 30 animais machos, com 4 semanas de vida, os quais foram divididos em 3 grupos de 10 indivíduos, sendo que no grupo A (grupo controle) foram administrados apenas água e ração, o grupo B além da água e da ração foram suplementados com um preparado da farinha da casca de banana verde diariamente e o grupo C além de água e ração foram suplementados com preparado da farinha da polpa de banana verde diariamente. Estes foram avaliados durante seis semanas, onde semanalmente foram feitas coletas de fezes frescas para a contagem de Bifidobacterium. Os dados obtidos a partir da contagem foram avaliados estatisticamente pelos testes ANOVA e Bonferroni, onde não foi constatada diferença significativa entre o grupo controle e o grupo suplementado com a farinha da casca (P>0,05), porém, o grupo suplementado com farinha da polpa de banana verde, apresentou aumento significativo na contagem de Bifidobacterium comparado aos outros dois grupos (P<0,05). As análises de conversão alimentar e ganho de peso, não apresentaram diferenças significativas entre os grupos (ANOVA e Bonferoni – P>0,05). Desta forma, conclui-se que a farinha da polpa de banana verde, estimula o aumento de Bifidobacterium nas fezes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.