Avaliação da microbiota presente no interior do corpo de torneiras de um hospital público de Volta Redonda, RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1711Palavras-chave:
torneiras, IRAS, microbiota, corpo de torneirasResumo
A água constitui um importante veículo de bactérias, já que a maioria é ubiquitária e sobrevive em locais úmidos sendo assim, o interior do corpo de torneiras se torna um local propício à proliferação das células bacterianas. É nesse contexto que o presente trabalho tem como objetivo identificar a microbiota existente no corpo de torneiras de uma unidade hospitalar. Foram colhidos 60 amostras com auxílio de swab, sendo 9 docentro cirúrgico, 12 da UTI de adultos, 8 da UI de adultos, 7 da UTI neonatal e 24 da maternidade. Os swabs foras introduzidos no interior do corpo da torneira e rolados a fim de se obter o possível biofilme contido nas mesmas. Após a coleta os swabs foram imersos em meios de transporte (Cary-Blair) e encaminhadas ao Laboratório de Microbiologia do UniFOA. As amostras foram semeadas em Ágar MacConkey e Ágar sangue e incubadas a 37° C por 24-48 horas. Após obtenção das colônias foi realizado coloração de Gram, teste da catalase e oxidade. A identificação bioquímica foi realizada pelo método de automação Vitek II®. Das 60 amostras, (15) 25% apresentaram crescimento bacteriano. As Enterobactérias foram isoladas de (8) 53,3%, onde a K. pneumoniae teve maior destaque. As demais torneiras apresentaram crescimento de Enterococcus durans (3) 20%, Bacilos Gram Negativos Não Fermentadores (3) 20% e Staphylococcus epidemidis (1) 6,6%. As torneiras que apresentaram crescimento bacteriano do centro cirúrgico e da maternidade foram por Enterobactérias (2) 22,2% e (3) 12,5%, respectivamente. A UI Adulto, apresentou (2) 25% das torneiras com crescimento bacteriano. Enquanto que as torneiras da UTI neonatal não apresentaram nenhuma bactéria em seu corpo. Já a UTI adulto apresentou suas torneiras (8) 66,6% de crescimento bacteriano diversificado. O presente trabalho mostra a importância da higienização periódica de torneiras das unidades hospitalares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.