Atividade biológica de extrato de Camellia sinensis
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1710Palavras-chave:
Chá verde, fitopatógeno, alelopatiaResumo
O chá verde é conhecido mundialmente e se tornou a segunda bebida não alcoólica mais consumida no mundo, pelos seus efeitos benéficos, onde pode se relacionar o hábito de consumo desse chá com sinônimo de boa saúde. O chá verde é extraído da planta Camellia sinensis, que é de origem asiática, onde é consumida a milhares de anos, trazendo longevidade aos seus consumidores. Dentre as substâncias presentes no chá verde temos os flavonóides, onde 90% destes flavonóides correspondem às catequinas. As catequinas encontradas no chá verde são: epicatequina (EC), epigalocatequina (EGC), galato-3-epicatequina (ECG) e o galato-3-epigalocatequina (EGCG) que está presente atuando em praticamente todos os efeitos benéficos relacionados ao consumo deste chá. De acordo com vários estudos, o chá verde possui vários efeitos farmacológicos benéficos à saúde humana, assim como o seu efeito antimicrobiano. Porém, não há trabalhos que investiguem se o extrato da Camellia sinensis faz efeito sobre micro-organismos fitopatogênicos e efeitos alelopáticos sobre outros vegetais. Este trabalho tem como objetivo testar se o extrato de Camellia sinensis afeta o crescimento de bactérias fitopatógenas, bem como, avaliar se esta planta possui efeito alelopático sobre outras plantas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.