A Utilização de Novas Tecnologias no Ensino Fundamental voltadas a Temática da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1706Palavras-chave:
tecnologia, ensino fundamental, educação ambiental, ciênciasResumo
Geralmente os alunos do Ensino Fundamental revelam interesse sobre temáticas ambientais em virtude de este ser um dos temas mais discutidos na atualidade. Eles demonstram animação em fazer algo em prol do meio ambiente, concordam e ressaltam a importância da escola trabalhar essas questões, e, assim, adquirirem conhecimentos de como melhor preservá-lo. É preciso despertar nos alunos a reflexão para a ação, prática, mudança de postura, hábitos, transformação de atitudes que remetam à proteção e à valorização do meio ambiente no seu próprio cotidiano, além de identificar os principais impactos ambientais causados pelo ser humano, parte desta realidade. Entende-se que estratégias e metodologias educacionais diferenciadas são recursos que podem contribuir para tornar as aulas mais interessantes, proporcionando ao aluno uma participação mais ativa. Desta forma, com o objetivo de incentivar o uso de recursos didáticos práticos, pretende-se aplicar a tecnologia como estratégia metodológica no Ensino de Ciências. Como produto final de uma dissertação de um curso de Mestrado Profissional, está sendo confeccionadoum blog voltado para o Ensino Fundamental, com temas atuais e interessantes de Meio Ambiente para professores e alunos, vindo ao encontro da necessidade de proporcionar uma eficiente aprendizagem, auxiliando na construção do conhecimento científico. O blog apresentará aos usuários fóruns de discussões, experiências, modelos para serem reproduzidos nas feiras de ciências, curiosidades, entre outros. E, o mesmo, deverá ser divulgado em escolas das redes públicas e particulares para que vários alunos de Ensino Fundamental tenham acesso à informação de forma lúdica, interativa, aperfeiçoando o aprendizado, principalmente nas áreas ambientais.
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