Aspectos relacionados à prescrição do treinamento de força (tf)
Palavras-chave:
Exercícios. Prescrição. Treinamento de força.Resumo
O treino de força (TF) é uma opção de exercício físico de grande parte da população no Brasil e no mundo. A questão central do estudo foi: Qual é a quantidade de exercícios recomendada na literatura especificamente para o TF. O objetivo foi reunir indicadores específicos quanto ao número de exercícios indicados para o TF e elaborar uma coletânea de publicações sobre essa aspecto. A metodologia usada foi uma pesquisa bibliográfica. Foram consultadas 28 obras impressas e 8 de meio eletrônico. Os trabalhos consultados cobrem o período entre 1995 a 2006. Os resultados mostraram que: - As fontes consultadas apontam para 33 diferentes indicações quanto o número de repetições para o TF. A intensidade da carga, a pausa entre exercícios, a freqüência semanal de treino, a individualidade biológica e aspectos relacionados ao fenótipo são de relevância central no processo de elaboração desse tipo e treino; - Considerando o objetivo específico do estudo de reunir indicadores específicos quanto ao número de exercício indicados para o TF e elaborar uma coletânea de publicações sobre a questão central do estudo Os resultados demonstraram que: 1 - Não parece haver consenso quanto ao número de exercícios indicados para o TF nas recomendações encontradas no material consultado. Isso não elimina a descoberta futura em termos de uma tendência ou parâmetros mais exatos para essa variável do TF; 2 - Com valores de 19 para amplitude dos dados coletados, 17,7 de variância, 7 indicações acima da média e 15 abaixo, fica clara a afirmação do item anterior, a qual demonstra matematicamente a diferença de variação de/ou distribuição dos valores encontrados; 3 - Foram analisadas somente quatro obras, por isso, estudos futuros envolvendo maior número de trabalhos devem ser feitos para que se tenha uma visão de totalidade, em termos da prescrição do TF.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.