Perfil do índice de massa corporal(imc) e relação cintura quadril (rcq) de alunos praticantes de pilates no espaço corpo pilates em mesquita – RJ.
Palavras-chave:
IMC. RCQ. Assoalho pélvico.Resumo
INTRODUÇÃO: O aumento excessivo do ganho de peso da população preocupa as autoridades da área da saúde por se ter um elevado risco de doenças cardíacas e morte. O aumento do ganho de peso na fase gestacional faz com que a musculatura do assoalho pélvico (AP) perca tonicidade e força, aumentando a possibilidade de incontinência urinária e fecal. O Método Pilates é uma ferramenta importantíssima no fortalecimento desta região, pois fortalece não só o AP, mas todas as musculaturas que fazem parte do CORE, auxiliando na redução das medidas corporais desta região. OBJETIVO: Avaliar o IMC e o RCQ de alunos frequentadores de aulas de Pilates no Espaço Corpo Pilates – Mesquita, RJ. METODOLOGIA: Pesquisa é de cunho descritivo de campo de corte transversal, com a amostra de 11 alunos, sendo 04 homens com média idade de +/-36 anos e 07 mulheres com média de idade de +/-35 anos. Foi utilizada balança da marca Filizola com estadiômetro, trena metálica Sanny de 2m. Utilizou-se o protocolo de Quetelet para aferição do IMC e o protocolo de RCQ. RESULTADOS: Nos homens o IMC foi de 29 com desv. pad. +/-5,27 e RCQ de 0,96 com desv. pad. de +/-0,04. Nas mulheres o IMC foi de 26 com desv. pad. de +/-2,58 e RCQ de 0,75 com desv. pad. de +/-0,05. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através dos resultados que os homens e as mulheres apresentaram, quando comparados a tabela da Organização Mundial de Saúde (OMS), encontram-se acima do peso. No RCQ os homens encontram-se em alto risco de desenvolverem doenças coronarianas, já as mulheres encontram-se em risco moderado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.