Escola, Religião e Intolerância: resultados de um trabalho de extensão na periferia de Campinas-SP
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n35.1427Palavras-chave:
Escola. Intolerância religiosa. Violência. Extensão. Alteridade.Resumo
O presente artigo apresenta os resultados e reflexões obtidos pela realização do projeto de extensão “Intolerância e Violência Religiosa: construindo a alteridade no ambiente escolar”, apoiado pelo Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O projeto se desenvolve na E.E. Reverendo Eliseu Narciso, na periferia de Campinas, visando auxiliar no estabelecimento de um ambiente de respeito mútuo, pautado no conceito de alteridade e na valorização dos Direitos Humanos. O artigo descreve as oficinas realizadas e apresenta alguns resultados, em paralelo com a reflexão sobre o cenário religioso na região de Campinas, inserindo a temática em seu contexto mais amplo. Os resultados preliminares das oficinas na escola sugerem que a premissa inicial do projeto, de que é necessário o conhecimento sobre o outro para desenvolver a alteridade, está correta, diante do retorno de professores e alunos revelando algumas melhoras na convivência cotidiana.
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