Estudo da utilização de agregados de pneus inservíveis em concreto para aplicação em pisos intertravados

Autores

  • Pedro Fernandes São Thiago Mestrando em Materiais, Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Luiz de Araujo Bicalho Docente do Mestrado em Materiais, Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n36.1400

Palavras-chave:

Pneus inservíveis. Reciclagem. Fabricação de pavers. Pisos intertravados.

Resumo

A disposição final dos pneus inservíveis, no Brasil, e no mundo, é considerada uma questão pública, pois é discutida entre os ambientalistas, uma vez que são o meio ambiente e a sociedade os mais prejudicados. O acúmulo de resíduos sólidos na forma de pneus inservíveis cresce em grandes proporções, tornando-se necessário minimizar os prejuízos que causam. Dessa forma, é fundamental a implantação de projetos que envolvem reciclagem de resíduos sólidos, buscando uma solução em relação à problemá- tica ambiental. É ainda de grande relevância, por ser uma oportunidade de se gerar empregos, evitar proliferação de doenças, além de contribuir com o meio ambiente com a sociedade e com a saúde pública. O presente estudo refere-se ao reaproveitamento de resíduos de borracha provenientes de pneus para produção de blocos de concreto ou simplesmente pavers, com desempenho satisfatório para atender a construção civil, de acordo com as normas de engenharia vigentes. O material picotado foi submetido a peneiramento, descartando-se os grãos de borracha de pneu abaixo de 0,60mm e os grãos acima de 2,00mm. Foram confeccionados corpos-de-prova com dosagens de borracha em 5%, 10%, 15% e 20% (em volume), conforme informações disponíveis na internet. Os corpos-de-prova foram submetidos a ensaio de compressão axial e absor- ção de água, obedecendo às normas NBR5739/2007 para compressão e NBR9778/2003 para absorção de água. Tais ensaios foram realizados nos laboratórios do Curso de Engenharia Civil e laboratórios de Materiais do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Com isso verificou-se a possibilidade de aplicação das dosagens escolhidas. Teores de 10% e 15% de borracha mostraram-se suficientes à utilização dos pavers, como pisos intertravados para calçadas.

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Publicado

08-05-2018

Como Citar

SÃO THIAGO, Pedro Fernandes; BICALHO, Luiz de Araujo. Estudo da utilização de agregados de pneus inservíveis em concreto para aplicação em pisos intertravados. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 36, p. 15–27, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n36.1400. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1400. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

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