Estudo experimental das deformações residuais oriundas do processo de soldagem
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1203Palavras-chave:
Estudo experimental, Deformações residuais, Processo de soldagemResumo
Neste trabalho, fez-se em estudo experimental das deformações residuais oriundas do processo de soldagem. Deste estudo conclui-se que as deformações permanentes máximas ocorrem no início do processo de soldagem. As deformações apresentaram-se heterogênea ao longo do comprimento da chapa. Os resultados aqui apresentados foram bastante coerentes e foram confirmados nos ensaios. O procedimento experimental apresentado neste trabalho não se mostrou eficiente, pois é difícil e pode apresentar problemas de precisão.
Downloads
Referências
TALL, L., Residual Stresses in Welded Plates – A Theoretial Study, Welding J. 43, 1964.
Residual Stresses im Welded Construction and Their Effects, The Welding Institute, London 1977.
PHILLIPS, A.L., Welding Handbook, Macmillan & CO., London,1980.
BRESLER, L.S., Diseño de Estructuras de Acero, Limusa-Wiley, México,1973.
DEARTAMENT OF DEFENSE - E.U.A. MIL-HDBK-SE, Metallic Materials and Elements for Acospace Vehicles Structures. Vol. 1 e 2 ,1987.
JANG, G.B.; KIM , H.K.; KANG,S.S.,The Effects of root Opening on Mechanical Properties, Deformation and Residual Stress of Weldement, Welding Journal E.U.A., March 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.