Propostas à Prevenção de Riscos Ambientais relacionados ao Tratamento de Superfície com Cromatos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n1esp.1196Palavras-chave:
Cromo trivalente, cromo hexavalente, meio ambiente.Resumo
Neste artigo, os autores ressaltam os riscos de exposição ocupacional e ambiental inerentes ao processo de tratamento de superfície com cromatos, levantados em estudos baseados em aspectos toxicológicos e operacionais, bem como foram apresentadas algumas formas de controle, além de sugestões alternativas para substituição do cromo hexavalente por novas tecnologias, dentre elas a utilização de cromo trivalente, por ser menos tóxico.
Downloads
Referências
Agency for Toxic Substance and Disiase Registry. Toxicological Profile for Chromium. USA, 2000.<http://www.atsdr.cdc.gov/toxprofiles.> Acesso 14 jan.2007
Araújo, C. M. Normas Regulamentadoras Comentadas. Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho. 5 Ed. RJ: Gerenciamento Verde Editora e Livraria Virtual, 2005. NR-7, NR-9, NR-15.
DNPM. Anuário Mineral Brasileiro, 2006. Acesso 07 jul.2007
Puncochar P., G.G. (trad). Cromo Hexavalente – sob o aspecto da OSHA. Informativo Técnico. Edição – maio. USA, 2007.
<http://solutions.3M.com/wps/portal/3M/pt_Br/saudeocupacional/home/Doc/informativo3M.> Acesso 07 jul.2007
Silva, C.S. Pedrozo; M.F.M. Ecotoxicologia do cromo e seus compostos. Salvador: CRA, 2001.
Silva, J.A., Estudo das relações entre as concentrações ambientais das névoas de ácido crômico em processo de eletrodeposição de cromo duro e a eficácia de três diferentes sistemas de proteções coletivas. São Paulo 2003.
Scheiber, E.; Pohren, E. Aspectos econômicos e ambientais do curtimento ao cromo no século XXI. Inc: XVII Encontro Nacional da ABQTIC, RS 2005. <http://aaqtic.org.ar/congressos/brasil2005/pdf/aspectos.pdf> Acesso 07 jul.2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.