Estudo para elaboração do PPRA de uma empresa fabricante de biomateriais para fabricação de próteses dentárias.
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n2%20(Esp.).1155Palavras-chave:
PPRA, Elaboração, Implantação, Norma Regulamentadora e Riscos AmbientaisResumo
Este estudo foi realizado em uma empresa fabricante de biomateriais na Região Sul-Fluminense do Estado do Rio de Janeiro com objetivo de elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Os dados para a elaboração do programa foi obtido mediante acompanhamento e avaliação ambiental das atividades dos trabalhadores em seus postos de trabalho, realizados pelo Centro de Tecnologia SENAI-RJ Ambiental, através de seu setor de segurança do trabalho. Uma vez de posse destes dados, serão propostas melhorias em todas as etapas do processo de produção da empresa, visando o bem estar dos trabalhadores. A Elaboração do PPRA foi baseada na identificação, reconhecimento e avaliação dos riscos existentes nos locais de trabalho e no cumprimento das etapas exigido pela Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que regulamenta sua elaboração. Estas etapas visam à adequação de um local de trabalho em um ambiente seguro, que garantam a integridade física dos trabalhadores e vão ser objeto de estudo do PPRA. Na elaboração deste programa devem ser reconhecidas, avaliadas e atendidas todas as etapas que o constituem, não devendo ser omitida nenhuma destas, tornando o PPRA uma ferramenta imprescindível em qualquer ambiente de trabalho.Downloads
Referências
SHERIQUE, JAQUES. Aprenda como Fazer. 4ª Edição. São Paulo, LTr-Editora Ltda, Abril-2004. 303 p.
SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Portaria nº 3214/78 do Ministério do Trabalho NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, Editora Atlas, São Paulo, 57ª edição, 2005.
FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO - FUNDACENTRO - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído - NHO 01. (Procedimento Técnico) São Paulo, 2001. 40 p.(Norma de Higiene Ocupacional). Disponível em: HTTP://www.fundacentro. gov.br Acesso em: 22 ago 2012.
FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO - FUNDACENTRO - Análise Gravimétrica de Aerodispersóides Sólidos Coletados Sobre Filtros e Membrana – NHO 03. (Procedimento Técnico) São Paulo, 2001. 34 p. (Norma de Higiene Ocupacional). Disponível em: HTTP://www.fundacentro.gov.br Acesso em: 15 ago 2012.
SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Portaria nº 3214/78 do Ministério do Trabalho NR-15 – Atividades e Operações Insalubres, Editora Atlas, São Paulo, 57ª edição, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.