Análise da Degradação da Superfície PP e PEAD em fibras de banana via microscópio eletrônica de varredura (MEV)
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20(Esp.).1144Palavras-chave:
Compósitos, Degradação, Design de Produto, Microscopia Eletrônica de VarreduraResumo
A proposta deste artigo foi avaliar o comportamento da superfície do Polipropileno (PP) e Polietileno de Alta Densidade (PEAD) com cargas de 5% e 10% em fibras de banana submetidos em soluções de água destilada, etanol e cloreto de sódio (5%) durante 15, 30, 45, 60, 90, 200 dias. As amostras foram seccionadas e em seguida pesadas para o dimensionamento de área e o cálculo de degradação e absorção dos líquidos (diferença de massa em função do tempo), de acordo com os meios. Os resultados esperados mostram que quanto maior o tempo de imersão, maior a degradabilidade do material, independente do meio. Avaliar também a degradação do material, através da Microscopia Eletrônica de Varredura.
Downloads
Referências
ARAÚJO, J. R., Waldman, W. R. and De Paoli, M. A., 2008. “Thermal properties of high density polyethylene composites with natural fibres: Coupling agent effect”. Polymer Degradation and Stability, V.93, pp.1170-1175.
CALLISTER, Jr., W.D.; Ciências e Engenharia de Materiais: Uma introdução: Editora LTC, Rio de Janeiro, 2008.
NOWACK B.; Bucheli T. D.; Occurrence, behavior and effects of nanoparticles in the environment. Environmental Pollution, 150, 2007, pp. 5 – 22.
R.M.N. Arib, S.M. Sapuan,M.M.H.M Ahmad, M.T. Paridah, H.M.D. Khairul Zaman. Mechanical properties of pineaple leaf fibre reinforced polypropylene composites. Materials and Design 27 (2006) 391-396.
TAYSA A. Oliveira, Alison Teixeira; Daniella R. Mulinari; Shane A. S. Goulart, Patrícia C. Miléo 2. Influência do agente compatibilizante na absorção de água dos compósitos PP reforçados com fibras da palmeira.
C.A. Baah, J.I. Baah. Absorption of maleic acid, glycerol, hexamine and phthalic acid solutions by polypropylene. Materials and Design 26 (2005) 545-548
KELLY A. Cardoso; Marcel F. dos Santos; Cleber Fenili. Obtenção e caracterização de polietileno de alta densidade a partir de fibras de coco, bananeira e casca de pinhão. Universidade do Extremo Sul Catarinense, (2010).
LESKO, J. Design Industrial Materiais e Processos de Fabricação. Editora Edgard Bluncher, 2011.
ZAMPOLINI, M., Pourboghrat, F., Yankovich, S.A., Rodgers, B.N., Moore, J., Drzal, L.T., Monhanty, A.K. and Misra, M., 2007. “Kenaf natural fiber reinforced polypropylene composites: A discussion on manufacturing problems and solutions”, Composites: Part A, Vol. 38, pp. 1569-1580.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.