Análise Morfológica de Pites em Aço Inoxidável Austenítico ABNT 304 Submetidos à Exposição em Via Névoa Salina
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1esp.1133Palavras-chave:
Corrosão por Pites, Aço Inoxidável Austenítico 304, Névoa Salina, Metalografia, MicroestruturaResumo
O artigo teve como objetivo estudar a evolução que estabelece a distribuição e classificação dos pites em aços inoxidáveis austeníticos ABNT 304 obtidos no estado como recebido e tratado termicamente, submetidos a diferentes tempos de exposição via Salt Spray. A metodologia do trabalho partiu das seguintes etapas: preparação metalográfica, testes de corrosão via névoa salina em diferentes condições, análise microestrutural, análise dos perfis dos pites, processamento digital e análise de imagens com finalidades de caracterizar a distribuição, morfologia e o tamanho dos pites. Os resultados obtidos no processamento digital e análise de imagens dos perfis, os dados foram submetidos á análise estatística, utilizando à mediana como parâmetro de avaliação na liga como recebido e tratado. A liga como recebido, exibiu a seguinte morfologia: pites hemisféricos> região de transição A> região de transição B> irregulares> cônicos. A quantidade de pites na liga tratada a cada tempo de exposição é da mesma ordem: região de transição B> hemisféricos> região de transição A> cônicos> irregulares.Downloads
Referências
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM B 117: Standard practice for operation Salt Spray (fog) apparatus, Philadelphia, 1997.
BRESLIN, C.B.; MACDONALD, D.D.; SIKORA,E.; SIKOLA,J.; Photoinhibition of pitting on types 304 and 316 stainless steels in chloride containing solution. Electrochimica Acta. V.42, 1997.p. 137-144.
ERNEST, P.; N.J., LAYCOCK; M.H. MOAYED; NEWMAN, R.C.; The Mechanism of Lacy Cover Formation in Pitting; Corrosion Science, vol. 39, 1997, 1133-1136p..
FRANKEL; G.S.; Pitting Corrosion of Metals; Review of the Critical Factors, J. Electrochemical Society, vol.145, n.6, 1998.
JAYALAKSHMI, M.; MURALIDHARAM; Empirical and deterministc models of pitting corrosion – an overview, vol 14, 1996.
NEWMAN, R. C.; FRANZ E. M.; Growth and Repassivation of Single Corrosion Pits in Stainless Steel, NACE, vol. 40, 1984.
RIBEIRO, R.B.; Análise morfológica de pites em aços inoxidáveis ABNT 304 e 310S submetidos à exposição em névoa salina. Tese de doutoramento em Engenharia Mecânica – Projetos e Materiais. Faculdade do Campus de Guaratinguetá - Universidade Estadual Paulista, UNESP. Guaratinguetá, 2004, 256p.
SHREIR, L.L.; Corrosion science Control; Newnes-Butterwords, 2rd. Ed., London, UK, 1978.
SILVA, J.W.J., Efeito dos Oxions-Anions do grupo VIB sobre a Corrosão Aquosa das Ligas AL-2024 e Al 7050 utilizadas na Indústria Aeronáutica; Dissertação (Mestrado em Engenharia mecânica – Projetos e materiais) – Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá. Universidade Estadual Paulista, UNESP – Guaratinguetá, 2003, 119p.
SZKLARSKA-SMIALOWSKA, Z.; Insight into the pitting corrosion behavior of aluminum alloys. Corrosion Science, Oxford, v. 33, n. 8, p. 1193-1202, Ago. 1992.
UHLIG, H.H.; Corrosion and Corrosion Control; New York; John Willey & Sons, 1967
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.