A visualidade da geração do Brock
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1111Palavras-chave:
Design, Rock, Juventude, Capas de LPResumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho histórico que tinha por objetivo desvelar os significados contidos nas capas de disco do movimento BRock. O caminho metodológico adotado foi a Hermenêutica de Profundidade de Thompson (1995), um processo interpretativo composto por três fases mutuamente interdependentes e complementares: a análise sócio-histórica, a análise formal ou discursiva e a interpretação/reinterpretação. A primeira fase descreve as condições sociais e históricas de produção, circulação e consumo das capas de LPs. A segunda consiste em uma análise da organização interna destas formas simbólicas, com suas características estruturais, seus padrões e rela- ções. Já a terceira fase trata-se de um processo de síntese, relacionando todos elementos abordados nas duas etapas anteriores e oferecendo uma interpretação da ideologia subjacente ao discurso midiático.Downloads
Referências
ALEXANDRE, Ricardo. Dias de Luta – o rock e o Brasil dos anos 80. São Paulo, DBA Arte Gráficas, 2002.
ARIÉS, Phillipe. História social da criança de da família. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.
BARREIROS, Edmundo, SÓ, Pedro. 1985: o ano que o Brasil começou. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
BNDES. BNDES 50 Anos de Desenvolvimento. São Paulo: BNDES, 2002. IN:http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/ bndes/bndes_pt/Institucional/Publicacoes/ Paginas/livro_bndes50anos.html
BRYAN, Guilherme. Quem tem um sonho não dança: cultura jovem brasileira nos anos 1980. Rio de Janeiro: Record, 2004.
BUCCI, Eugênio. “O espetáculo e a mercadoria como signo”. In: NOVAES, Adauto (org). Muito além do espetáculo. São Paulo: Senac, 2005.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Contraponto, 2002.
CASTELLS, Manuel - A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. Vol. I: A Sociedade em rede. Trad.: Klauss Brandini Gerhardt e Roneide Venâncio Majer. 2ª ed. São Paulo: Edit. Paz e Terra, 2000.
CASTRO, Cid. Metendo o pé na lama. São Paulo: Scortecci Editora, 2008.
CORRÊA, Tupã G. Rock, nos Passos da Moda. Campinas: Papirus, 1989.
CHESNEAUX, Jean. Modernidade-mundo. São Paulo: Vozes, 1995.
CARNEIRO, Luiz Felipe. Rock in Rio: A história do maior festiva de música do mundo. São Pualo, Globo, 2011.
DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. São Paulo: Editora 34, 1995.
DIAS, Cláudia Augusto. “Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais”. Ciência da informação, V.29, n.3. p.263-275. Set/Dez 1999.
FEIXA, Carlos. De jóvenes, bandas e tribus. Barcelona: Ariel, 1999.
FUREDI, F.(2004). “Não quero ser grande”, Folha de São Paulo, Caderno Mais 25/7/2004: 4-7. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1996.
HOBSBAWN, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Cia. Das Letras, 1995.
JÚNIOR, Olavo Brasil de Lima. Democracia e instituições políticas no Brasil dos anos 80. São Paulo:Loyola, 1993
KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze. História do Brasil. São Paulo: Atual, 1993.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009
MARGULIS, Mario e URRESTI, Marcelo. “La construcción social de la condición de juventud”. In: CUBIDES, Humberto J.; TOSCANO, Maria C. L.;
VALDERRAMA, Carlos E.H. (orgs.). Viviendo a toda: jóvenes, territorios culturales y nuevas sensibilidades. Bogotá: Siglo del Hombre/DIUC, 1998.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: neurose. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.
NAPOLITANO, Marcos. Cultura brasileira: utopia e massificação (1950 – 1980) . São Paulo: Contexto, 2004.
PETTA, Nicolina Luiza de. História: uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, 2003.
QUADRAT, Samantha. “El brock y la memoria de los años de plomo no Brasil”. In: JELIN, Elizabeth, LONGONI, Ana (comps.) . Escrituras, imágenes y escenarios ante la represetasión. Madrid: Siglo XXI, 2005. pp. 93-117.
ROCHEDO, Aline do Carmo. “Os filhos da revolução”: A juventude urbana e o Rock Brasileiro dos anos 1980. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, 2011.
RODRIGUES, Rodrigo. As aventuras da Blitz. São Paulo: Ediouro, 2008.
RODRÍGUEZ, Margarita Perera. “Warhol”. In: Coleção gênios da arte. São Paulo: Girassol, 2007.
SANTOS, Theotonio dos. “O neoliberalimo como doutrina econômica”. Revista Econômica. V.1. N.1. 1999. In: http://www. proppi.uff.br/revistaeconomica/sites/default/ files/V.1_N.1_Theotonio_dos_Santos.pdf
THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna - teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2007.
Discografia
BARÃO VERMELHO. Barão Vermelho. Som Livre, 1982.
______. Barão Vermelho 2. Som Livre, 1983.
______. Maior Abandonado. Som Livre, 1984.
______. Declare Guerra. Som Livre, 1986.
______. Rock’n geral. Som Livre, 1987.
______. Carnaval. Waner Music, 1988.
BIQUINE CAVADÃO. Tédio. Polygram, 1985.
______.Cidades em torrente. Polygram, 1986.
______. Zé. Polygram, 1989.
BLITZ. As aventuras da Blitz. Odeon, 1982
______. Radioatividade. Odeon, 1983
______. Blitz 3. Odeon, 1983.
CAPITAL INICIAL. Capital Inicial. Polygram, 1986.
______. Independência Polygram, 1987.
______. Você não precisa entender. Polygram, 1988.
CAZUZA. Cazuza [Exagerado]. Som Livre, 1985.
______. Só se for a dois. Polygram, 1987.
______. Ideologia. Polygram, 1988.
______. O tempo não para. Polygram, 1989.
______. Burguesia Polygram, 1989.
GANG 90 E AS ABSURDETES. Essa tal de Gang 90 e as Absurdetes.
RCA, 1983. IRA. Mudança de comportamento. WEA, 1985.
______. Vivendo e não aprendendo. WEA, 1986.
KID ABELHA E OS ABÓBORAS SELVAGENS. Seu espião. Warner, 1984.
______. Educação sentimental. Warner, 1985.
______. Ao vivo. Warner, 1986.
______. Tomate. Warner, 1987.
______. Kid. Warner, 1989.
JOÃO PENCA E SEUS MIQUINHOS AMESTRADOS. Os maiores sucessos de João Penca e seu miquinhos amestrados. Ariola/PolyGram, 1983.
______. Rock in Brazil. RCA Victor, 1985.
______. Okay, my gay. RCA Victor, 1986.
______. Além da alienação. RCA Victor, 1988.
LEGIÃO URBANA. Legião Urbana. EMIOdeon, 1985.
______. Dois. EMI-Odeon, 1986.
______. Que país é esse? 1978/1987. EMIOdeon, 1987.
______. As quatro estações. EMI-Odeon, 1989.
LÉO JAIME. Sessão da tarde. Epic/CBS, 1985.
______. Vida difícil. Epic/CBS, 1986.
LOBÃO. Cena de cinema. RCA Victor, 1982.
______ & OS RONALDOS. Ronaldo foi para Guerra. RCA Victor, 1984.
______. O rock errou. RCA Victor, 1986.
______. Vida bandida. RCA Victor, 1987.
______. Cuidado! RCA Victor, 1988.
______. Sob o sol de parador. BMG 1989.
LULU SANTOS. Tempos modernos. Warner, 1982.
______. O ritmo do momento. EMI-Odeon, 1983.
______. Popsambalanço e outras levadas. BMG Ariola, 1989.
MAGAZINE. Eu sou boy. Elektra/Warner, 1983.
______. Magazine. Elektra/Warner, 1983.
METRÔ. Olhar. Epic Records, 1985.
NENHUM DE NÓS. Nenhum de nós. BMG, 1987.
PARALAMAS DO SUCESSO. Cinema Mudo. EMI-Odeon, 1983.
______. O passo do Lui. EMI-Odeon, 1984.
______. Selvagem?. EMI-Odeon, 1986.
______. Bora Bora. EMI-Odeon, 1987.
______. Big Bang. EMI-Odeon, 1989.
PLEBE RUDE. O concreto já rachou. EMIOdeon, 1985.
______. Nunca fomos tão brasileiros. EMIOdeon, 1987.
______. Plebe Rude. EMI-Odeon, 1988.
RITCHIE. Voo de coração. Epic/CBS, 1983.
______. Circular. Epic/CBS, 1985.
RPM. Revoluções por minuto. Sony Music, 1984.
______. Rádio pirata ao vivo. Sony Music, 1985.
TITÃS. Titãs. WEA, 1984.
______. Televisão. WEA, 1985.
______. Cabeça Dinossauro. WEA, 1986.
______. Jesus não tem dentes no país dos banguelas. WEA, 1987.
______. Go back. WEA, 1988.
______. Ò Blesq Blom. WEA, 1989.
ULTRAJE A RIGOR. Nós vamos invadir sua praia. WEA, 1985.
______. Liberdade para Marilou. WEA, 1987.
______. Sexo! WEA, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.