O que é, ou que que vem a ser, o casamento ? Questões de gênero na literatura do oitocentos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n19.1102Palavras-chave:
Casamento Família GêneroResumo
Partindo de um conto Machadiano que aborda o tema do casamento, buscamos explicitar as relações de gênero que permeiam essa instituição no Brasil, constituindo para tal abordagem um apanhado de ideias presentes em textos de escritores brasileiros atuantes no século XIX, atentando para as formas de representação da instituição “família” no período, bem como as transformações que esta tendeu a assimilar e cristalizar.
Downloads
Referências
ABRAMO, Cláudio Weber. Contos completos de Machado de Assis. Sítio eletrônico que abriga a antologia de contos de Machado de Assis. Disponível em . Acesso em 03 de agosto de 2011.
BADINTER, Elisabeth. É o homem que engendra o homem. In _________. XY: Sobre a identidade masculina. 2ed. Rio de Janeiro; Nova Fronteira, 1993.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Difusão europeia do livro. São Paulo, 1970.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4a. Ed. São Paulo. Saraiva 1990.
CÂNDIDO, Antônio de Mello e Souza. The brazilian family. Versão eletrônica disponível em <http://www.bernardojablonski.com/pdfs/pos/brazilian_family.pdf>. Acesso em 05 de agosto de 2011.
CORREA, Mariza. Repensando a família patriarcal brasileira. (notas para o estudo das formas de organização familiar no Brasil) in ARANTES, Antônio Augusto (org.), Colcha de retalhos. Estudos sobre a família no Brasil, Campinas. Unicamp, 1993.
CHAUI, Marilena. Cultura e democracia. O discurso competente e outras falas. 7a. Ed. São Paulo: Cortez, 1997.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1982.
MATTOS, Cristiane Araújo de. Dependência econômica e inadimplência: alternativas femininas para a sobrevivência após o divórcio. Dissertação de mestrado para o curso de História Social das Relações Políticas, da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2008.
NADER, Maria Beatriz. A condição masculina na sociedade. In Dimensões. Revista de História da UFES. Vitória. Ed. da Universidade Federal do Espírito Santo, n. 14, 2002.
SAFFIOTI, Heleieth I.B. Rearticulando gênero e classe social. In COSTA, Albertina de Oliveira & BRUSCHIN, Cristina (orgs.) Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos; São Paulo. Fundação Carlos Chagas. 1992. (pg. 183-215)
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In Educação e realidade. Porto Alegre,V.20, n2. 1995, pp. 71-99.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.