Pedagogia da Práxis e as tecnologias: um caminho para o ensino da Física

Autores

  • Vera Lucia Lavrado Cupello Cajazeiras Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
  • Cristina Novikoff Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n18.1090

Palavras-chave:

Ensino de Física, pedagogia da Práxis, Tics

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre uma proposta de ensino de Física, sob o conceito de educação para cidadania, mediada por tecnologias, em especial vídeos e animações. Para tal, nos apoiamos na legislação que rege o ensino no Brasil e suas orientações; na pedagogia da Práxis de Gadotti (2004-2006); e nas experiências de ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias (MORAN, 2000). Como sustentação da proposta, foram elaboradas aulas na perspectiva da práxis pedagógica, com utilização de vídeos e animações. Trabalhamos com alunos da 1ª série de uma escola estadual de ensino médio, localizada no Rio de Janeiro. A proposta propiciou um diálogo entre a experiência prática e a construção do conhecimento.

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Publicado

28-03-2017

Como Citar

CAJAZEIRAS, Vera Lucia Lavrado Cupello; NOVIKOFF, Cristina. Pedagogia da Práxis e as tecnologias: um caminho para o ensino da Física. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 18, p. 55–61, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n18.1090. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1090. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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