Crianças em notícias: uma perspectiva sob a análise do discurso
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v5.n14.1016Palavras-chave:
Infância, Análise do Discurso, JornaisResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar o discurso a respeito das crianças consideradas abandonadas veiculados na mídia impressa do sul catarinense num período em que múltiplas representações infantis se proliferavam nos mais diversos veículos de comunicação do país. Analiticamente, buscaremos perceber como estes discursos foram construídos, que poderes os forjaram e quais suas intencionalidades ao criar uma determinada imagem de Infância.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Edusp, 1999.
DE LUCA, Tania Regina; MARTINS, Ana Luiza. Imprensa e cidade. São Paulo: Ed. UNESP, 2006.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. A análise do discurso: para além das palavras e as coisas. In: Educação Realidade. 20(2). Julho/Dezembro de 1995.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 11ª edição. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 11ª edição. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 15.ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
INDURSKY, Freda. A fala dos quartéis e as outras vozes. Campinas: Edcampi, 1997.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise do discurso: novas perspectivas. Campinas: Ed. Unicamp, 1989.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1999.
PÊCHEAUX, Michel. Sobre os contextos epistemológicos da análise de discurso. In: Cadernos de Tradução. Nº 1. Ed. UFGRS: Novembro de 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.