A fé e o direito: a exegese canônica
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v5.n14.1014Palavras-chave:
Exegese, Escrituras, Teologia, Igreja, Fé, DireitoResumo
Já no seu trigésimo ano o projeto da exegese canônica no Brasil, é uma realidade e cuja, a intenção consiste em ler os textos individuais, no conjunto da única Escritura, onde todos os textos particulares acendem a uma nova luz, luz esta, que desde a constituição do Concílio Vaticano II, perdura sobre a Revelação, um princípio fundamental da exegese teológica; e, aquele que procura entender a Escritura dentro do contexto no qual foi escrita, terá de considerar o conteúdo e a unidade de toda a Escritura; por outro lado, a tradição viva de toda a igreja e a analogia da fé e o direito desta proteção, antes das releituras empreendidas onde gerou algumas alterações e esta cisão entre o Jesus histórico e o Cristo da fé, tornou-se cada vez mais profunda, afastando-se ambos rapidamente um do outro; mas o que é que pode significar a fé em Jesus Cristo “o filho do Deus vivo” se o homem Jesus, foi totalmente diferente daquele que os evangelistas o representam e daquele que a igreja, partindo dos evangelhos, anuncia! Portanto este artigo por um lado indica o sentido do método histórico–crítico com a Fé e por outro a visão do Direito com a Boa–fé Canônica.Downloads
Referências
ARTIGAS, Mariano. Filosofia da natureza. Tradução José Eduardo de Oliveira e Silva. São Paulo, Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio” (Ramon LLuLL), 2005.
BÍBLIA SAGRADA. Tradução portuguesa da versão francesa dos originais, traduzidos pelos Monges Beneditinos de Maredsous (Bélgica). 178. ed. São Paulo: Ave Maria, 2008.
CASTRO, Flávia Lage. História do Direito Geral e Brasil. 6. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.
COSTA, Judith Martins. A Boa Fé no Direito Privado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.
GURGEL, Don Mario Teixeira. A Bíblia na Linguagem de Hoje. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica, 2003.
NADER, Paulo. Introdução ao Estudo do Direito. 28. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2007.
______. Filosofia do Direito. 15. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
PRADO, Antônio Orlando de Almeida. Código de Hamurabi, Leis das XII Tábuas, Manual dos Inquisidores, Lei do Talião. São Paulo: Paulistanajur Ltda., 2004.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia cientifica. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
RATZINGER, Joseph. Fé, Verdade, tolerância: O cristianismo e as grandes religiões do mundo. Tradução de Sivar Hoeppner Ferreira. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio” (Ramon Llull), 2007.
REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
SABADELL, Ana Lucia. Manual de sociologia jurídica: introdução a uma leitura externa do direito. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.
SALGADO, Plínio. A Vida de Jesus Nazareno. São Paulo: Voz do Oeste, 1998.
SARANYANA, Josep-Ignasi. A Filosofia Medieval: das origens patrística à escolástica barroca. Tradução de Fernando Salles. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia Ciência “Raimundo Lúlio” (Ramon Llull), 2006.
SECCO, Orlando de Almeida. Introdução Ao Estudo do Direito. 10. ed. São Paulo: Lumen Juris, 2007.
LIMA, Elinaldo Renovato. As Bases Bíblicas da Unção. Disponível em: < http://www.assembleiadedeus-rn.org.br/familia/port/estudos01.htm> Acesso em: 13 abr. 2010.
LÚCIA, Cláudia. Hermenêutica e Exegese: Princípios básicos. Disponível em: <http://claudialucia2007.blogspot.com/2007/11/hemenutica-exegese-princpios-bsicos.html>. Acesso em: 13 abr. 2010.
MARTINEZ, João Flávio. Manipulando o Jesus histórico. Disponível em: < http://www.cacp.org.br/movimentos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=844&menu=12&submenu=3>. Acesso em: 30 maio 2010.
SABINO, Mario. Bento XVI: A verdade, nada mais que a verdade. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/160507/p_070.shtml>. Acesso em: 30 maio 2010.
WIKIPÉDIA. Liberdade. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade>. Acesso em: 13 abr. 2010.
______.Tolerância. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Toler%C3%A2ncia>. Acesso em: 13 abr. 2010.
______. Verdade. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdade>. Acesso em: 13 abr. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.