Ser médico: o imaginário coletivo de estudantes de medicina acerca da profissão de médico

Autores

  • Maria Auxiliadora Motta Barreto Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência, Mestre em Educação, Psicóloga, Docente do Curso de Medicina e do Curso de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, orientadora de Projetos de Iniciação Científica – UniFOA
  • Carolina Nunes Reis Acadêmicas da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda – UniFOA, participantes de Projeto de Iniciação Científica.
  • Isabela Borges de Miranda Acadêmicas da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda – UniFOA, participantes de Projeto de Iniciação Científica.
  • Lívia Cristina Rocha Jardim Acadêmicas da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda – UniFOA, participantes de Projeto de Iniciação Científica.
  • Marcela Pinto Teixeira Acadêmicas da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda – UniFOA, participantes de Projeto de Iniciação Científica.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n11.1007

Palavras-chave:

Imaginário coletivo, Desenhos-Estória com Tema, Estudantes de medicina

Resumo

O presente artigo é fruto de um Projeto de Iniciação Científica cujo objetivo é considerar o imaginário coletivo de jovens estudantes de medicina, acerca da profissão de médico. Participaram voluntariamente estudantes ingressantes no curso e no ciclo internato de medicina. Utilizou-se o procedimento de Desenhos-Estória com Tema, tendo sido analisados 59 Desenhos-Estória. O material clínico foi considerado visando à captação dos determinantes lógico-emocionais que sustentam o imaginário coletivo como conduta. Pode-se perceber uma visão bem diferenciada quanto ao ser médico nos dois grupos: conteúdos com intensa carga de altruísmo aos pacientes e dedicação à profissão foram detalhados pelos primeiro anistas, e preocupação pela escolha da especialidade e ambição financeira pelos ingressantes do internato. Em ambos os grupos, encontramos a dificuldade de escolher e definir quem ser quando se formar, e a falta de ênfase na relação médico-paciente.. A partir dos desenhos-estória, foram destacados alguns campos psicológicos não conscientes: dualidade, idealização e o outro.

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Referências

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Publicado

27-03-2017

Como Citar

BARRETO, Maria Auxiliadora Motta; REIS, Carolina Nunes; MIRANDA, Isabela Borges de; JARDIM, Lívia Cristina Rocha; TEIXEIRA, Marcela Pinto. Ser médico: o imaginário coletivo de estudantes de medicina acerca da profissão de médico. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 11, p. 73–76, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v4.n11.1007. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1007. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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