Ser médico: o imaginário coletivo de estudantes de medicina acerca da profissão de médico
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n11.1007Palavras-chave:
Imaginário coletivo, Desenhos-Estória com Tema, Estudantes de medicinaResumo
O presente artigo é fruto de um Projeto de Iniciação Científica cujo objetivo é considerar o imaginário coletivo de jovens estudantes de medicina, acerca da profissão de médico. Participaram voluntariamente estudantes ingressantes no curso e no ciclo internato de medicina. Utilizou-se o procedimento de Desenhos-Estória com Tema, tendo sido analisados 59 Desenhos-Estória. O material clínico foi considerado visando à captação dos determinantes lógico-emocionais que sustentam o imaginário coletivo como conduta. Pode-se perceber uma visão bem diferenciada quanto ao ser médico nos dois grupos: conteúdos com intensa carga de altruísmo aos pacientes e dedicação à profissão foram detalhados pelos primeiro anistas, e preocupação pela escolha da especialidade e ambição financeira pelos ingressantes do internato. Em ambos os grupos, encontramos a dificuldade de escolher e definir quem ser quando se formar, e a falta de ênfase na relação médico-paciente.. A partir dos desenhos-estória, foram destacados alguns campos psicológicos não conscientes: dualidade, idealização e o outro.
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